top of page

Tireoideopatias

Atualizado: 30 de mar. de 2021

A tireóide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), que fica localizada na parte anterior pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (ou popularmente, gogó).




Seus hormônios (T3 e T4) regulam a função de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. Interferem também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor, e no controle emocional. É fundamental a tireóide estar em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Diagnosticar as doenças da tireóide não é complicado e o tratamento pode salvar a vida da pessoa.


Hipotireoidismo

Se a produção de hormônios tireoidianos é insuficiente, provoca hipotireoidismo. Tudo começa a funcionar mais lentamente no corpo: o coração bate mais devagar, o intestino prende e o crescimento pode ficar comprometido. Ocorrem, também, diminuição da capacidade de memória; cansaço excessivo; dores musculares e articulares; sonolência; pele seca; ganho de peso; aumento nos níveis de colesterol no sangue; e até depressão.


Hipertireoidismo

Se há produção de hormônios em excesso, acontece o contrário: o hipertiroidismo. Nesse caso, tudo no nosso corpo começa a funcionar rápido demais: o coração dispara; o intestino solta; a pessoa fica agitada; fala demais; gesticula muito; dorme pouco, pois se sente com muita energia, mas também muito cansada. Nódulos de Tireoide Um dos problemas mais frequentes da tireóide são os nódulos. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireóide em algum momento da vida. Apenas 5% dos nódulos são malignos. No entanto, quando se trata de nódulo maligno, o reconhecimento e tratamento precoces são fundamentais para uma boa chance de cura.

bottom of page